Hoje em dia tudo é praticidade. Ter um smartphone na mão pode resolver muitas coisas, inclusive realizar vendas pela internet. Já pensou vender até mesmo fertilizantes de forma on-line?
Essa tecnologia já ganhou outros segmentos. Porém, na agricultura se caminha a passos lentos. Mas para aqueles que buscam oportunidades de negócios, ser ousado e pensar grande pode ser bem lucrativo nesse mercado.
Apesar do homem do campo ainda estar acostumado a efetuar compras da maneira tradicional, com o “aperto de mão”, muitos outros estão considerando essas novas possibilidades.
E é aí que o vendedor de adubos entra! As portas para esse negócio promissor estão se abrindo e novos clientes surgem a cada dia.
Ter um bom produto, menos intermediários e valor competitivo faz com que a demanda aumente. Isso é bom para ambos, seja para o comprador como para o vendedor.
Boas perspectivas para a safra
A estimativa para a safra 2021/2022 é de alcançar 288 milhões de toneladas, um crescimento de 14,2% em comparação com a produção anterior. Esses dados foram divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
O que isso significa? Que o aumento da produção requer uma adubação mais eficiente de fertilizantes. Isso garante qualidade no produto e assegura alimentos nutritivos para a população.
Todavia, o uso de adubos contribui na competitividade dentro do agronegócio. Produtores buscam por qualidade e preço. Desta forma, entrar no ramo como vendedor de fertilizantes requer ousadia, muito conhecimento do mercado global e ser bom de negócio.
Fertilizantes em plataformas digitais
Fazer negócio virtualmente é comprovado que reduz gastos, amplia ofertas e otimiza processos. Com o agronegócio as coisas estão se encaminhando para essa transformação tecnológica.
Na Yagrow, por exemplo, o fornecedor e o agricultor são conectados diretamente, evitando intermediários e isso acaba reduzindo os custos dos insumos. Com a plataforma, o vendedor pode alcançar ainda mais compradores de qualquer lugar do país.
E como você pode ganhar novos compradores com a venda de seus fertilizantes? Fique atento às variações do mercado.
O fertilizante é uma commodity agrícola, cuja precificação se dá em escala mundial e depende da oferta e da procura dos principais países produtores do mundo. Isso influencia o preço da matéria-prima importada, ou seja, 70% da matéria-prima dos fertilizantes usados no Brasil vem de fora.
Variação do dólar
Outro fator que você precisa ficar atento na hora de vender fertilizantes é a influência do dólar. Em alguns estados, as negociações são feitas em reais. Nesses casos, é preciso ter um cuidado maior em relação ao câmbio, pois pode favorecer ou prejudicar a negociação.
Sazonalidade e épocas do ano
A sazonalidade da produção faz com que o momento do início das chuvas seja o início da maioria dos plantios, coincidindo também com o momento da compra dos insumos.
Por isso, o segundo semestre normalmente apresenta preços mais altos do que no primeiro semestre do ano. Dessa maneira, considere antecipar a venda pensando no mercado futuro sempre que um ciclo produtivo estiver se fechando.
Já com relação aos fertilizantes, eles podem ser utilizados no próximo ciclo, principalmente o fosfato e o potássio, desde que contem com uma boa armazenagem e manutenção de qualidade.
Essa é a hora de não perder vendas!
Produto de qualidade
A qualidade do produto significa segurança na compra. Para isso, ofereça produtos de qualidade para seus clientes. Afinal de contas, os produtores buscam o melhor custo-benefício. Com clientes exigentes, ofereça adubos com garantias de produtividade e boa colheita.
Importação de fertilizantes
O Brasil é uma potência mundial quando se fala no agronegócio. Somente nos cinco primeiros meses de 2021, o país apresentou o maior volume importado de fertilizantes da série histórica, desde 2011. A movimentação foi de mais de 13 milhões de toneladas, segundo o Boletim Logístico, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Os estados que foram responsáveis por importar 8,8 milhões de toneladas foram: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Volume que significa 67% do total. A Bahia dobrou o volume de importação de fertilizantes no primeiro semestre, resultado de preços favoráveis das principais commodities.
A tecnologia é um caminho sem volta! Só cresce aquele que se permite ousar e acompanhar essa evolução, inclusive no agro. Para que isso aconteça, estar conectado com o mundo permite que as melhores opções cheguem até você no momento certo!
Tem interesse em receber mais informações sobre esse mundo dos negócios voltado ao agronegócio? Siga-nos nas redes sociais – Facebook e Instagram – e fique por dentro de tudo, além de dicas e muita informação!