×
Compartilhar Inscreva-se

A crise dos fertilizantes: como conseguir bons preços para a safra 2022

A crise dos fertilizantes: como conseguir bons preços para a safra 2022

Na metade deste ano já se previa e se falava na alta dos fertilizantes na reta final de 2021. Isso se concretizou e quem sofre com as consequências é o produtor rural e também consumidor final, que vai pagar por aquilo que o produtor investiu na lavoura.

Isso aconteceu devido a alta demanda, a escassez da oferta mundial, os problemas logísticos e, é claro, os preços internacionais elevados. E isso atinge o que diretamente? Nos fertilizantes!

Como grande parte dos fertilizantes usados aqui no Brasil são importados, esses valores se tornam ainda mais significativos. Mas não é somente isso que interfere no valor que o produtor terá que arcar. Esses outros pontos também vamos mostrar neste post.

Mas antes disso, para você ter uma ideia, os nitrogenados apresentaram um aumento de preço de 75,5% no porto de Yuzhny (Ucrânia), reflexo da menor produção na China.

Os valores médios do fosfato monoamônico (MAP), por exemplo, subiram 95% nos portos de Casablanca (Marrocos) e São Petersburgo (Rússia), em meio a maior taxação norte-americana sobre o produto de origem marroquina.

Enquanto isso, o cloreto de potássio dobrou de preço no porto de Vancouver (Canadá) devido a medidas restritivas da União Europeia contra produtos da Bielorrússia.

De acordo com a coordenadora do núcleo de inteligência de mercado da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Natália Fernandes, “o gasto com os fertilizantes mais usados aumentou o custo operacional em até 35% nas principais regiões produtoras”.

Ela ressalta, ainda, que esse aumento é bem significativo e que não há indicações de que o preço do fertilizante vá recuar.

Condições climáticas

Produção agrícola e clima

Como falamos anteriormente, não é somente o preço do dólar que interfere no valor dos fertilizantes, mas a falta de adubo também está relacionada com as condições climáticas.

As geadas e a crise hídrica já provocaram perdas de 15% a 20% em culturas mais suscetíveis. Para ter uma ideia, já tiveram produtores relatando perda total da produção. Somam-se ainda os juros altos, responsáveis por elevar mais ainda os custos e a dificultar a recuperação da capacidade produtiva das lavouras.

Com a estiagem de 2020 e início de 2021, a safra do café ficou comprometida com redução de 10% na produção, por exemplo.

Mas não foi só no café que o clima interferiu, como também nas culturas de soja, milho, arroz, trigo, feijão e algodão.

As condições climáticas – desde a falta de chuvas durante os plantios até o excesso no período da colheita – tiveram muita influência em culturas com uma produção acima da safra anterior (soja, trigo e arroz). O clima também afetou negativamente as produções de milho e algodão.

Mas quais serão os custos dos fertilizantes para 2022?

Custos dos fertilizantes

Isso é o que todos os produtores querem saber! Mas você pode esperar aumento, uma vez que a interrupção de fábricas e redução da capacidade de produção influenciam nos valores para as próximas temporadas.

Recentemente, as duas maiores indústrias de fertilizantes do mundo, a Nutrien e a Mosaic deram entrevistas à Bloomberg e afirmaram que a alta nos preços tende a continuar, destacando o potássio e o grupo dos fosfatados.

O representante da Mosaic inclusive afirmou que alguns de seus clientes já estariam, inclusive, solicitando compromissos de produto até o segundo trimestre do ano que vem.

Dicas para fazer o melhor negócio

Para lidar com esse cenário de instabilidade que está levando ao aumento do preço dos fertilizantes, é preciso buscar alternativas aos insumos importados.

Uma das estratégias é encontrar fornecedores mais próximos de sua propriedade, isso faz reduzir os custos do insumo com o fretamento e ainda pode encontrar fontes de nutrientes com diversos benefícios.

E como fazer isso de uma maneira mais rápida, eficaz, barata e altamente funcional? A Yagrow facilita a compra e a venda de todos os principais fertilizantes no Brasil.

Com o uso da tecnologia a seu favor, a compra online de adubos tem se tornado uma prática que traz grandes benefícios ao agricultor porque diminui o número de mediadores, o que impacta diretamente no preço a ser pago pelo produto.

Dessa forma, você consegue se conectar diretamente com o fornecedor: assim faz-se um processo transparente e altamente lucrativo para todos os envolvidos.

Além disso, o produtor pode fazer o acompanhamento da flutuação do preço do fertilizante que utiliza ou, até mesmo, aquele que está buscando comprar, estando atento às mudanças de preços.

Se você ainda não conhece a nossa ferramenta que veio para facilitar a vida de qualquer agricultor, te convidamos a clicar aqui e saber mais sobre essa tecnologia.

Este post conseguiu clarear as informações quanto aos valores dos fertilizantes que vão impactar diretamente na safra de 2022/2023?

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber informações sobre compra e vendas de fertilizantes em primeira mão.

Ah, e fique de olho também nas nossas redes sociais.

Compartilhe

    Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.